• cibia2019@ualg.pt
  • Faro / Algarve / Portugal

SOCIEDADE IBERO-AMERICANA DE ENGENHARIA ALIMENTAR (SIBIA)

13 de maio de 2019

 

Caros investigadores, profissionais e estudantes, de Engenharia Alimentar

 

Durante a celebração do Congresso Ibero-Americano de Engenharia Alimentar (CIBIA X) realizada no Uruguai, propôs-se a criação de uma Associação Profissional Ibero-Americano sobre Engenharia Alimentar e trabalhou-se sobre esta ação durante o período entre os CIBIAs X e XI (Montevidéu, Uruguai e Valparaíso, Chile). A criação e aceitação da proposta acima referida pela comunidade de Engenharia Alimentar Ibero-Americana foi realizada durante o CIBIA XI, quando teve lugar uma Assembleia Aberta na qual os profissionais desta área foram a favor da criação formal de uma sociedade e, desde então, tem-se vindo a realizar um trabalho intensivo e extensivo para conseguir o seu registo legal.

 

Atualmente estamos a trabalhar para efectivar um protocolo ante notário público da Sociedade Ibero-Americana de Engenharia Alimentar (SIBIA) no México, concebida como um agrupamento permanente cujo objetivo principal é o de promover a investigação e difusão do conhecimento sobre Engenharia Alimentar na América Latina e Península Ibérica e sua projeção em todo o mundo. Definiram-se como principais atividades do SIBIA, a organização de eventos presenciais e multimedia, bem como difundir o conhecimento sobre a área que nos une. A principal gestão do SIBIA é coadjuvar na realização do Congresso Ibero-Americano de Engenharia Alimentar (CIBIA), participando da seleção do local onde será realizado, o grupo que irá organizá-lo e apoiar as atividades das diferentes comissões organizadoras destes congressos.

 

Atualmente, já existem as cláusulas que regerão o funcionamento do SIBIA, as quais serão revistas quer pelo Conselho Executivo quer pelo Conselho Diretivo da nova organização e durante o CIBIA XII que se realiza em Faro, Portugal informar-vos-emos acerca dos pormenores das atividades a ser protocoladas e sobre o local do CIBIA XIII, através da realização de uma Assembleia que se inclui no Programa do evento (dia 2 de julho pelas 18h no Grande Auditório).

 

CONVIDAMO-LOS A TODOS A ESTAREM PRESENTES NA MESMA!

 

 

Margarida Vieira, Gustavo Gutiérrez-López, Gustavo Barbosa-Cánovas, Jorge Welti-Chanes